sexta-feira, 10 de julho de 2009

SITUAÇÃO SÓCIO-ECONOMICA E CULTURAL DAS FAMILIAS

Com base observadas e informações colhidas dos alunos que freqüentam este estabelecimento de ensino, percebe-se que a grande maioria dos pais destes, concentram suas atividades nos setores primários e terciários e possuem níveis relativamente baixos de instrução: Ensino Fundamental incompleto. Um pequeno grupo possui Ensino Médio completo e raros os casos de pais com nível superior.
No tocante a renda mensal da maioria das famílias são distribuídas nas classes média e baixa, uma grande predominância de famílias constituídas de cinco ou mais membros. Casos de alunos que moram separados de suas famílias com o intuito de estudar e possuem grande carência de perspectivas sócio-econômicas e políticas empregatícias, ainda uma migração constante de famílias da zona Urbana para a zona rural e vice-versa.
A cidade de Uruará conta atualmente com uma rede de comércio bastante ampla e bem estruturada: supermercados, farmácias, mercado municipal com feira-livre diária e pequenos comércios que abastecem as periferias desta cidade; diversas madeireiras e mercenárias (que geram boa porcentagem de renda e empregos para a população); praças públicas, clubes de lazer, ruas largas e arborizadas, hospital público (Sespa), postos de saúde e clinicas particulares, correios, agências bancarias (Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Banco Postal Bradesco, Caixa Econômica Federal – Posto de Atendimento), contando ainda com igrejas de diversas doutrinas religiosas.
Com relação ao sistema educacional, pode-se contar com 10(dez) escolas pólos que nucleiam as demais escolas das vicinais, um centro de educação infantil, educação especial e ainda 3(três) escolas particulares.
Quanto ao ensino superior, há uma extensão da Universidade Federal do Pará (Ufpa) e algumas outras entidades particulares.
Em se tratando de transporte , a população uruaraense dispõe de diversos meios que facilitam o deslocamento interno e o externo, como: frota de motos-táxi, táxis, coletivos (Kombis, carros de linha, ônibus e tração animal).

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